Lanchão de forno caseiro, receita que a minha mãe fazia quando eu era criança o sabor é irresistíve
Ingredientes:
- Da massa
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 80 ml de óleo
- 3 colheres (sopa) rasa de açúcar
- 1 ovo inteiro
- 10g de fermento biológico seco
- 600g de farinha de trigo sem fermento
- 450 ml de leite integral morno
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)
- Ingredientes do recheio
- 250g de queijo muçarela
- 250g de presunto
- 2 tomates cortados em fatias finas.
- Para finalizar
- 100g de requeijão cremoso (opcional)
- 50g de queijo parmesão ralado (opcional)
Modo de preparo:
- Numa bacia, adicione o leite morno, o açúcar, o sal, o óleo, o fermento biológico seco e o ovo. Misture com o auxílio de um fouet, para incorporar todos os ingredientes. A massa fica líquida mesmo, não se preocupe.
- Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem com o fouet, após cada adição, até a massa ficar bem lisinha e uniforme.
- Para saber se a massa está no ponto correto, puxe a massa com uma colher de pau e observe que dá para ver o fundo da bacia e logo a massa já volta para o lugar. Outra dica é observar que quando você termina de misturar a massa, formam-se algumas bolhas na superfície. Esses são indicativos que a massa está no ponto correto.
- Se gostar, coloque o queijo parmesão ralado na massa e misture. Unte super bem uma assadeira com óleo (fundo e laterais). Despeje a metade da massa na forma. Adicione o recheio, dispondo fatias de presunto, depois o tomate e por último a muçarela.
- Cubra com o restante da massa, alise bem com uma espátula para nivelar e deixe descansar por 15 minutos.
- Depois disso, para a finalização, espalhe as rodelas dos outros 2 tomates, coloque um pouco de requeijão cremoso por cima de cada fatia e salpique parmesão ralado.
- Querendo, polvilhe orégano também. Se desejar, no lugar do requeijão cremoso, você pode colocar pedacinhos de azeitona, de presunto ou muçarela. Leve para assar em forno pré-aquecido por 10 minutos a 180°C por cerca de 15-20 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar, sirva e se delicie com seu magnífico lanchão de forno.
- Obs.: se for fazer para a venda, ao retirar do forno, não corte quente, aguarde esfriar um pouco, para firmar mais, para depois cortar.